FPF passa a divulgar imagens e áudios do VAR em lances revisados

Divulgação dos lances segue modelo das principais ligas do mundo e mira maior transparência e entendimento do processo

A Federação Paulista de Futebol passará divulgar os vídeos da sala do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) referentes aos lances de revisão ocorridos nos jogos do Paulistão Sicredi 2022.

A medida tem como objetivo tornar ainda mais transparente o processo de revisão dos lances feitos pelo VAR. Os vídeos trarão as imagens analisadas e os áudios dos diálogos entre o VAR e seus assistentes com o árbitro em campo.

A divulgação dos lances revisados segue modelo observado nas principais ligas e competições de futebol. Lances revisados são aqueles em que o árbitro vai até a cabine de revisão, ou quando há uma revisão factual, como impedimento flagrado em lance de gol, com mudança da decisão de campo.

“Essa medida aumenta ainda mais a transparência e lisura de todo o processo do VAR, e será fundamental para que torcedores possam compreender melhor as situações vividas em campo e observadas pelo árbitro de vídeo. É um processo em evolução, e sem dúvidas a comunicação entre árbitros e VAR, os conceitos e diretrizes da regra do jogo serão aprimoradas com o passar dos jogos”, diz Ana Paula Oliveira, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF.

Desde o Paulistão Sicredi 2021, o VAR funciona na sede da FPF, na capital paulista, em estrutura especial conectada aos estádios por meio de fibra óptica -primeiro torneio da América Latina a contar com o VAR centralizado.

Fonte: https://futebolpaulista.com.br/Noticias/Detalhe.aspx?Noticia=18796

Arbitragem – Áudios e imagens das revisões do VAR na 3ª rodada

https://futebolpaulista.com.br/Noticias/Detalhe.aspx?Noticia=18863

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *