Copa do Mundo de clubes da Fifa será o 1º torneio de clubes com “impedimento automático”

A Fifa anunciou que a atual edição da Copa do Mundo de clubes usará a tecnologia que automaticamente avisa ao árbitro, por meio do VAR, que um jogador está em posição de impedimento. O Palmeiras participará da competição e será uma das “cobaias” da utilização da tecnologia. O evento será o primeiro torneio de clubes com a tecnologia.

O Palmeiras estará na competição e estreará dia 8, já na semifinal, contra o vencedor de Monterrey (México) e Al Ahly (Egito). Também participam do Mundial o Chelsea (Inglaterra), o Al Hilal (Arábia Saudita), o Al Jazira (Emirados Árabes) e o Pirae (Taiti). A abertura, na quinta, será entre Al Jazira x Pirae. A final está marcada para 12 de fevereiro.

O sistema já foi testado em dezembro de 2021 na Copa Árabe, no Qatar, o evento teste da Copa de 2022 e o resultado, na avaliação interna da federação, foi satisfatório. Na Copa do Mundo de clubes, que será disputado nos Emirados Árabes, a tecnologia também será usada como teste e se aprovada pela International Board nos próximos meses estará na Copa do Mundo de seleções, entre 21 de novembro a 18 de dezembro.

A tecnologia conta com um sistema de câmeras que captura o movimento de todos os jogadores e da bola. Os diferentes ângulos fornecem até 29 pontos de dados por cada jogador, que compõem o esqueleto animado desses atletas. No caso do impedimento, automaticamente uma mensagem chega ao VAR caso um atleta seja reconhecido como em posição irregular. O árbitro de vídeo, então, avisa ao árbitro de campo.

Com isso não será mais necessário que o auxiliar do VAR coloque no monitor linhas verticais e horizontais, manualmente, para identificar se o corpo do atacante está à frente do penúltimo jogador rival, o que tem gerado dúvidas, se há ou não o impedimento.

Fonte: https://www.esportepaulista.com.br/2022/01/copa-do-mundo-de-clubes-da-fifa-sera-o.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *